Santa Cruz

Atrativos Turísticos


Parque da Borborema – é um espaço ecológico localizado na Fazenda Boa Hora, zona rural de Santa Cruz. Oferece diversos serviços culturais e de aventura como, pistas de obstáculo, tirolesa, arvorismo, passeios de charrete, passeios a cavalo, rapel, slackline, spiroball, trilhas ecológicas guiadas com identificação das espécies de plantas da caatinga, trilhas pelas serras com observação dos mirantes naturais.  A visitação turística necessita de agendamento prévio para organização das atividades junto à natureza e esportes de aventura. No parque já foram catalogadas e identificadas 40 espécies vegetais do bioma caatinga. Nesse espaço de contemplação e contato com a natureza, encontra-se cerca de 20 atrativos naturais (serras, mirantes naturais, rochas). As trilhas ecológicas comportam grupos de até no máximo 20 pessoas. Ainda existe no local uma área destinada à prática de camping.

 

Complexo Turístico Alto de Santa Rita de Cássia – A estátua de Santa Rita de Cássia começou a ser construída em 2007, e teve sua conclusão em junho de 2010. A partir de então, Santa Cruz ficou conhecida mundialmente por possuir a maior estátua cristã do mundo, medindo 56 metros. Na estrutura do atrativo, é possível visitar o santuário, capela, auditório, banheiros, lanchonetes, lojas de souvenires com artigos religiosos e artesanato local, além de estacionamento e um mirante com vista panorâmica para a cidade de Santa Cruz/RN. O atrativo possui uma relíquia de 1° Grau, um fragmento do osso de Santa Rita de Cássia, trazido da Itália para Santa Cruz em 2012, que se encontra nos pés da estátua. Tratando-se de hospitalidade, há pessoas recepcionando os visitantes e prestando serviços de informações e fotografias. O atrativo possui sinalização de acesso e/ou turística. No período de maio, principalmente no dia 22 de maio, dia da padroeira Santa Rita de Cássia, o santuário recebe um expressivo fluxo turístico, chegando a milhares de visitantes. Nesse período, ocorrem missas, procissão, festividades sociais, dentre outras atividades em homenagem a Santa Católica.

 

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia – fundada no ano de 1836, está localizada à Praça Getúlio Vargas no centro da cidade. Tem como seu pároco, atualmente, o Sr. Pe. Vicente Fernandes da Silva Neto. As festividades da padroeira, Santa Rita de Cássia, ocorrem no mês de maio, sendo o maior evento da cidade, atraindo muitos fiéis devotos da padroeira para comemorar a data alusiva a Santa Rita de Cássia. Nas comemorações ocorrem missas, novenas, procissão, e festividades sociais com shows abertos ao público e leilões. A procissão de encerramento ocorre no dia 22 de maio, dia da padroeira, em que milhares de romeiros visitam a cidade de Santa Cruz e, por conseguinte, a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. No local, encontra-se uma loja de artigos religiosos e souvenires para comercialização.

 

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra – instalado numa edificação secular e abriga um acervo patrimonial diversificado, a estrutura física do museu remonta a um passado distante e cheio de memórias culturais, sociais e afetivas. As peças em exposição apresentam tipologias diversificadas e estão em ótimo estado de conservação. Retratam o cotidiano do homem do interior, os seus ofícios, a sua religiosidade e seus costumes. O acervo exposto marca a história, não apenas de uma única família, mas também do povo santa-cruzense e região. As peças são um “convite” para “mergulhar” na memória e história do povo potiguar. A visita ao museu oferece ainda um passeio de charrete ou a cavalo pelas dependências da fazenda para visitar espaços externos que compõe o acervo museológico como o cruzeiro, jardins e exposições externas que contam um pouco da história do lugar. O museu ainda conta com espaço destinado para atividades de entretenimento com jogos e brincadeiras ligados à natureza, estrutura de lazer ao livre, lanchonete, banheiros, guia-monitor e atividades de aventura. Todas as atividades são programadas a partir de agendamento de grupo, com taxas de visitação para o museu e circuito de aventura, localizados no mesmo espaço rural.

 

Teatro Municipal Candinha Bezerra – localizado no Centro da cidade de Santa Cruz, mais especificamente à Rua Senador Georgino Avelino, no Centro. O teatro tem capacidade para 345 pessoas sentadas e bem acomodadas, sistema de climatização, chão em carpete e piso do palco em madeira. Atualmente, o teatro recebe, semanalmente, sessões de cinema. O espaço possui acessibilidade, estrutura de banheiros e lanchonete.

 

A Feira Livre Municipal – acontece em aproximadamente em 5 das ruas principais do centro da cidade, no Largo da Igreja Matriz. Possui grande diversidade de opções, tais como a venda do típico mangai, presença de camelôs e venda de equipamentos de cozinha e de pecuária elaborados com utilização de couro, barro, ferro fundido e etc.; comércio de frutas e verduras; condimentos; e confecções em geral como roupas e calçados. Além desses artigos, também possui uma pequena parcela de bancas que se dedicam à comercialização de produtos e equipamentos de arborismo e paisagismo. A Feira Livre de Santa Cruz é considerada a maior feira da Região do Trairí, Rio Grande do Norte.

 

Capela de Nossa Senhora das Graças – localiza-se no Largo Monsenhor Raimundo no Conjunto Cônego Monte. A sua edificação se deu no ano de 1982. A história que circunda sua construção foi devido a uma enchente que atingiu Santa Cruz que inundou várias casas no município. Para dar suporte ao município, a paróquia de Santa Rita de Cássia doou terrenos para a construção do novo Bairro, logo, a realocação dos desabrigados. A construção da Capela veio em decorrência da existência de um novo bairro no município de Santa Cruz (INVENTÁRIO TURÍSTICO DE SANTA CRUZ, 2017). Conhecer a Capela faz parte do roteiro “Circuito da Fé”, por meio de agendamento e contato com um dos condutores locais de turismo.

 

Capela de Nossa Senhora das Dores – está localizada na Rua das Violetas, no Bairro Maracujá, fundada em novembro de 2010, por iniciativa do Sr. Pe. Aerton Sales. As missas ocorrem geralmente aos sábados, às 17 horas. A de Nossa Senhora das Dores acontece no período de 8 a 15 de setembro, o qual se encerra com a procissão. (INVENTÁRIO TURÍSTICO DE SANTA CRUZ, 2017). A visitação ocorre no roteiro “Circuito da Fé”, por meio de agendamento e contato com um dos condutores locais de turismo.

 

Capela de São José – fundada em 27 de novembro de 2013. Localiza-se à Rua Joaquim Rogério, Bairro DNER, as missas ocorrem, semanalmente, todas às quartas-feiras, às 19 horas, e aos domingos às 17 horas. A festa de São José é celebrada entre os dias 10 e 19 de março, e a procissão encerra as festividades do padroeiro da Capela (INVENTÁRIO TURÍSTICO DE SANTA CRUZ, 2017). A visitação acontece na realização do roteiro “Circuito da Fé”, por meio de agendamento e contato com um dos condutores locais de turismo.

 

Igreja de São João Batista – As missas ocorrem geralmente aos sábados, às 19 horas. Situa-se à Rua Padre Antônio Rafael e a festa do padroeiro acontece no período de 15 a 24 de junho, cujas festividades são encerradas com uma procissão percorrendo as ruas do bairro Paraíso. (INVENTÁRIO TURÍSTICO DE SANTA CRUZ, 2017). A visitação durante o roteiro “Circuito da Fé”, por meio de agendamento e contato com um dos condutores locais de turismo.

 

Casarão Antigo da Família Umbelino – o primeiro proprietário do casarão foi o Sr. Jácio Luiz Bezerra Fiúza (Ex-prefeito da cidade de Santa Cruz). Atualmente, é de propriedade de Marcos César da Penha Umbelino Gomes. Seu estilo arquitetônico é o decor. A casa recebeu os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart, além de ter sido sede da Secretaria Municipal de Educação. Não está aberto à visitação turística, apenas à contemplação de seu exterior (INVENTÁRIO TURÍSTICO DE SANTA CRUZ, 2017).

 

Casarão Antigo Branco – seu primeiro proprietário foi o Sr. Antônio Ferreira de Souza (que foi pai do ex-governador do Estado do Rio Grande do Norte, o Sr. Iberê Ferreira de Souza). Seu estilo arquitetônico é o decor. Em frente ao casarão há um monumento em homenagem ao Coronel Ezequiel Mergelino de Sousa (ex-deputado estadual), que se localiza numa praça, cujo nome também faz referência ao coronel. Não está aberto à visitação turística, apenas à contemplação de seu exterior (INVENTÁRIO TURÍSTICO DE SANTA CRUZ, 2017).

 

Casa de Cultura Popular Palácio do Inharé – Localiza-se à Rua Dr. Pedro Medeiros, no centro da cidade. Funciona durante todo o ano, de segunda à sexta-feira, das 08h00m às 12h00m e das 14h00m às 16h00m. O prédio possui rampa para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida. (INVENTÁRIO TURÍSTICO DE SANTA CRUZ, 2017).