Carnaúba dos Dantas

Atrativos Turísticos


Igreja Matriz de São José – A Igreja Matriz de São José foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal por meio da Lei nº. 475/2003 de 05/05/2003. Inicialmente pertencente a paróquia de Nossa Senhora da Guia, de Acari, em 1996 torna-se independente. Foi o primeiro e é o principal templo religioso da cidade, tem rico valor católico e está em boa conservação (MEDEIROS, 2013. p. 32).

 

Santuário de Nossa Senhora das Vitórias – Localizado no bairro Dom José Adelino Dantas, tem uma altura em torno de 459 metros acima do nível do mar e pode ser visto de qualquer parte da cidade. O percurso da subida ao monte é totalmente em cimento, com 14 estações47 em seu percurso, alguns trechos com degraus e alambrados gradilhados com corrimão, contando com as grutas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Lourdes, a capela de Nossa Senhora das Vitórias, que é a padroeira do santuário, a casa dos milagres48, o cruzeiro e a estátua do galo. O santuário engloba também toda a área do bairro, onde está também situado a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o Museu Nossa Senhora das Vitórias, de propriedade particular, embora tenha vínculo com a Igreja Católica (MEDEIROS, 2013. p. 29).

 

Prédio Histórico do Grupo Escolar Caetano Dantas – Primeira casa de cultura oficial dos carnaubenses, localizada em frente a Praça Caetano Dantas28, no centro da cidade, começou a ser construída aproximadamente em meados de 1927, funcionando em 1928 com turmas regulares. Durante muito tempo o prédio serviu de centro social onde eram realizadas reuniões, dramas, eleições, festas, bailes e outros eventos sociais, sendo ainda utilizado para eventos ligados diretamente a cultura local (MEDEIROS, 2013. p. 19).

 

Castelo Di Bivar – De propriedade particular, teve sua construção iniciada em 1984, com muros e muretas em formas arredondadas, utilizando rochas (granito e arenito) da região do Seridó, estando ainda inacabado. Sua arquitetura lembra os castelos medievais, considerando que seu proprietário se inspirou para construí-lo no longa metragem espanhol El Cid (filme que narra o cotidiano e as guerras de famílias espanholas da Idade Média. Uma dessas famílias residia em um castelo com a denominação de Bivar), e por sua singularidade atrai visitantes. Em 2007 serviu de cenário para algumas gravações do filme O Homem que desafiou o diabo (filme de drama e humor, de Moacir Góes, que narra a história de um caixeiro viajante pelo sertão nordestino) (MEDEIROS, 2013. p. 20).

 

Conjunto Xiquexique – Localizados na serra do Xiquexique, a cerca de 4,5 km de distância do centro da cidade, o Conjunto do Xiquexique possui painéis rupestres considerados em relativo bom estado de conservação. O principal painel dos nove sítios arqueológicos do complexo, o Xiquexique 1, é um abrigo sob rocha, com face voltada para o rio Carnaúba, que apresenta pinturas na cor vermelha pertencentes à Tradição Nordeste, Subtradição Seridó e Estilo Carnaúba, contando, ainda, com grafismos que se assemelham aos da Tradição Agreste. observar pinturas com representação do cotidiano do homem pré-histórico, marcadas por cenas de caça, luta, sexo e dança. Na mesma serra é possível encontrar os sítios arqueológicos seguintes, em ordem, no sentido oesteleste: Sítio do Marimbondo (no sítio Galo), Furna do Pau d’Arco (no sítio Água Doce), Talhado do Menalcas, Talhado das Pirogas, Xiquexique 2, Xiquexique 3, Abrigo do Morcego (Xiquexique 4) e o Sítio da Mão Redonda (os últimos, nos limites do sítio Xiquexique), ambos com pinturas da Tradição Nordeste, Subtradição Seridó e Estilo Carnaúba (MEDEIROS, 2013. p. 43-44).

 

Horto Florestal Municipal – Inicialmente chamado de Bosque Presidente Café Filho, numa alusão ao presidente da república que liberou verbas para sua edificação, foi projetado por Desidéria Dantas e construído em parcerias pela Prefeitura Municipal e o Governo Federal em 1956. O objetivo inicial era o de oferecer aos carnaubenses momentos aprazíveis de lazer, debaixo de árvores da região que seriam replantadas na localidade. Algum tempo depois foi posto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Rio Grande do Norte (IBAMA/RN), realizando, por muitos anos, trabalho de fomento e distribuição de mudas de árvores da caatinga e de outros biomas, frutíferas ou ornamentais. Segundo a tradição oral, era no local onde os índios reuniam-se periodicamente para passar a noite, na época da chegada dos colonizadores (MEDEIROS, 2013. p. 54).

 

 

Outros Destinos

Currais Novos

Considerada o portão de entrada do Seridó, Currais Novos se destaca como cidade polo do Seridó Oriental, sendo a segunda maiorda região. Possui arquitetura colonial bem preservada, com destaque par...

CONHEÇA
Caicó

Capital do Seridó, Caicó é o maior e mais antigo município da região. É reconhecido pela arquitetura colonial, pelos bordados, pela produção de bonés e também pela gastronomia, representada pela ca...

CONHEÇA
Parelhas

Cenário perfeito para a prática das mais diversas atividades, Parelhas fica às margens do açude Boqueirão e oferece oportunidades para passear de barco, fazer caminhadas, cavalgadas, trilhas para j...

CONHEÇA
Cerro Corá

Localizada no alto da Serra de Santana, Cerro Corá abriga a nascente do Rio Potengi. Com clima agradável e um açude no centro da cidade, é cenário ideal para a prática de atividades ao ar livre, o ...

CONHEÇA