Currais Novos

Atrativos Turísticos


Pico do Totoró – Localizado no Sítio Totoró, localidade onde se deu origem a cidade de Currais Novos.  Com a altura 275 m, as atividades desenvolvidas no pico são a: escalada, trilha e observação da fauna e flora. Tendo como sua característica flora da Caatinga, os melhores meses para a observação são de maio à julho. O ambiente não possui estrutura de funcionamento e o acesso ao atrativo ó por estrada não pavimentada e a acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida é inexistente (Inventário Turístico 2016).

 

Canyon dos Apertados – Esse atrativo natural é o único canyon de rocha granítica do mundo (procurar informação). Este está localizado em uma propriedade particular, a fazenda Aba da serra. Este não possui uma estrutura de funcionamento, e o acesso ao atrativo é bastante difícil. Suas rochas, de base cristalina, se apresentam com diversas formações devido ao processo de erosão.  O Canyon corta a Serra do Chapéu, divisa com o estado da paraíba e por este passam as águas do Rio Picuí e do rio que passa na cidade e desagua no açude Gargalheiras, fonte hidrográfica da cidade vizinha, Acari. Em sua localidade é notória a diversidade de fauna e flora, tendo como paisagem a caatinga bem preservada, guardando os pequenos poços que se formam a partir das chuvas e cheias. O atrativo é de propriedade particular, cujo acesso é de R$ 5,00 por pessoa para a visitação. Sugere-se a contração de serviços de guia de turismo ou condutor local de turismo para realização da visita (Inventário Turístico 2016).

 

Pedra do Navio ou Pedra do Cruzeiro – Localiza-se no bairro Paizinho Maria, a pedra do navio geologicamente é uma rocha encontrada facilmente na região do Seridó e no Nordeste.  A denominação “Pedra do Navio” está relacionada ao leito do rio São Bento que passava próximo a sua base, dando impressão que a pedra flutuava sobre as águas. Com o passar do tempo foi denominado de “Pedra do Cruzeiro”, depois que uma cruz alhada em madeira foi colocada em seu topo no dia 1° de janeiro de 1930 pelo padre Ulisses Maranhão, celebrando a entrada do século XX (Inventário Turístico 2016).

 

Letreiro Turístico “Amo Seridó” – Situado nas margens da BR 101, sentido Currais Novos – Natal, o letreiro desperta a atenção dos visitantes da cidade de Currais Novos e Região Seridó, atraindo um significativo número de pessoas (moradores e turistas) para conhecer o espaço e contemplar um belo pôr-do-sol ao final do dia.

 

Igreja Matriz de Sant’Ana – É um monumento de arquitetura religiosa, localizado no centro da cidade de Currais Novos. Fundada em 24 de fevereiro de 1808, e fica próxima à Praça Cristo Rei. A Matriz de Sant'Ana é certamente um dos mais belos monumentos da cidade. Construída em estilo gótico romano, com detalhes em estilo artístico rococó nos frontais e cores internas vibrantes. Em 1980 passou por uma grande reforma quando foi realizado um grande e meticuloso trabalho de restauração em toda madeira, as telhas e o forro, também de madeira, substituído por laje de concreto. A atual Igreja Matriz de Currais Novos teve como origem uma capelinha simples construída em 24 de fevereiro de 1808, como pagamento de uma promessa feita pelo Coronel Cipriano Lopes Galvão. Tal promessa foi realizada em 26 de julho, dia em que a água acabou totalmente. Na mesma noite, choveu e os rios e cacimbas encheram, formando um novo poço próximo aos currais, que passou a ser chamado de Poço de Sant'Ana (Inventário Turístico 2016).

 

Igreja de Santa Tereza D’Ávila – Uma das capelas mais belas da região, localiza-se na comunidade Mina Brejuí, na Vila dos operários, foi uma edificação do ano de 1954, construída a mando de Tomaz Salustino em homenagem a sua esposa Tereza Salustino, sua arquitetura é Europeia, foi projetada por um arquiteto francês, e a imagem de Santa Tereza foi trazida por meio de Navio de Portugal, e até os dias de hoje ainda há missas em homenagem ao minerador, as festividades da padroeira da capela acontece no mês de outubro, no dia 15, onde acorre, missas, alvoradas, primeira eucaristia, e festividades sociais (Inventário Turístico 2016).

 


Mina  Brejuí – A Mineração Tomaz Salustino possui 65 km de túneis, mas apenas o 4º piso da Mina pode ser visitado, pois esse espaço está desativado há vários anos, e nem todos os túneis podem ser visitados devido o perigo de desabamento, nesse passeio por dentro do túnel desativado, o condutor responsável pelo guiamento dos visitante explica como se dava o processo de mineração e algumas histórias do cotidiano dos trabalhadores (Inventário Turístico 2016).

 

Museu Mineral Mário Moacyr – Existem dois equipamentos culturais no local, o Museu Mineral Mário Moacyr Porto, onde tem diversos exemplares de minérios encontrados naquela mina, como por exemplo, Scheelita, Tungstênio, Berilho, columbita entre vários outros diversos tipos de minerais, que até os dias de hoje são vendidos para o exterior e também no mercado interno. E também o Museu Desembargador Tomaz Salustino, que faz referência ao ilustre Dr. Tomaz Salustino, ex-proprietário e fundador da empresa mineradora, onde são mostrados vários objetos pessoais dele, sua vida profissional e pessoal, suas realizações em prol do desenvolvimento da cidade de Currais Novos, dentre outras curiosidades (Inventário Turístico 2016).

 

Museu Histórico – A Fundação Cultural José Bezerra Gomes foi instalada em 17 de março de 1993, com a finalidade principal de resgatar, organizar e conservar o acervo bibliográfico e documental do seu José Bezerra e de monumentos históricos salvos e referentes à época. Esse espaço histórico-cultural localiza-se à Avenida Coronel José Bezerra, em frente ao Banco do Brasil. Nas proximidades encontram-se restaurantes, bares e lanchonetes. O local dispõe de um acervo antigo da população currais-novense, e diversas peças de roupa utilizadas nos mais de 20 anos do Forronovos do município.

 

 

Outros Destinos

Jucurutu

Construída às margens do Rio Piranhas-Açu, Jucurutu – assim como a grande maioria das cidades do Seridó – foi povoada com base na pecuária. Atualmente sua economia é impulsionada pela atividade min...

CONHEÇA
Caicó

Capital do Seridó, Caicó é o maior e mais antigo município da região. É reconhecido pela arquitetura colonial, pelos bordados, pela produção de bonés e também pela gastronomia, representada pela ca...

CONHEÇA
Florânia

Colonizado por portugueses - com influência de italianos, holandeses e judeus – o município de Florânia possui clima extremamente agradável e fica localizado na microrregião da Serra de Santana. No...

CONHEÇA
Parelhas

Cenário perfeito para a prática das mais diversas atividades, Parelhas fica às margens do açude Boqueirão e oferece oportunidades para passear de barco, fazer caminhadas, cavalgadas, trilhas para j...

CONHEÇA